Projeto Pedagógico

A decisão da Escola Beit Yaacov em oferecer também o ensino para jovens e adultos que não tiveram acesso à escola na época considerada adequada é mais um compromisso social assumido pela Escola, e uma das muitas formas de atuação da Beit Yaacov junto a setores mais carentes da sociedade.

A Educação de Jovens e Adultos (às vezes ainda chamado de Ensino Supletivo, por força da tradição) da nossa escola busca oferecer um ensino de qualidade, que ultrapassa a mera certificação de estudo e que leva em conta as necessidades atuais dos jovens e adultos que o frequentam. No processo de ensino/aprendizagem, o conhecimento escolar é compreendido como propiciador do desenvolvimento intelectual, permitindo a ampliação dos horizontes dos alunos e abrindo vias de acesso ao mundo letrado, cada vez mais exigente quanto ao uso e à familiaridade com a leitura e a escrita, nos mais diversos suportes.

Considera-se que os alunos adultos, embora não tenham frequentado escola de modo regular e continuado, desenvolveram na vida cotidiana um conhecimento que deve servir como ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos escolares. À escola cabe, além de oferecer informações específicas, estimular a capacidade de reinterpretar esse conhecimento e de exercitar habilidades novas e diferenciadas.

Os cursos em nosso EJA são organizados de modo a atender alunos com uma grande variedade de conhecimento escolar e principalmente para aqueles que já realizaram uma parte da trajetória escolar considerada básica para um cidadão no mundo de hoje.

Eles serão semestrais, iniciando em fevereiro e em agosto de cada ano. Essa organização garante alguma flexibilidade no atendimento aos alunos, pois aqueles que deixaram a escola ao longo do semestre (na maior parte das vezes por motivo de trabalho, mudança de moradia ou obrigações familiares) podem retomar os estudos poucos meses depois.